quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prova Comentada: Residência Multiprofissional em Saúde 2010 – UFTM Parte II



Boa noite fisionautas,

Coloco a disposição para possível discussão meus comentários da segunda parte da Prova Comentada Residência Multiprofissional da UFTM. Ratifico que é uma prova antiga porém bem elaborada. 

11. Analise as afirmações e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).
(V ) A estratégia de Saúde da Família tem, entre outros objetivos, a reorganização da Atenção Básica no país.
(F ) A educação permanente dos profissionais da Atenção Básica é de responsabilidade do Ministério da Saúde.
(V ) Fluxos de referência e contrarreferência ambulatorial e hospitalar, aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, são exemplos de recursos necessários à implantação das Equipes de Saúde da Família.
(V ) A estratégia de Saúde da Família deve ser um espaço de construção de cidadania.
A sequência correta, de cima para baixo, é
(A) V; V; V; V.
(B) F; F; V; V.
(C) V; F; V; V.
(D) F; F; F; F.
(E) F; V; F; V.

Comentário:
A resposta correta é a letra C.
A ESF tem entre seus diversos objetivos a reorganização da atenção básica e responder aos desafios que estão implantados para a equidade em saúde.

Quanto a responsabilidade para a educação permanente dos profissionais, está é responsabilidade da secretaria municipal para as cidades com mais de 100.000 habitantes e, caso o município possua menos de 100.000 habitantes o órgão responsável é a secretaria estadual de saúde.

 A assertiva III está descrita na Política Nacional de Atenção Básica, o documento refere que para a implantação alguns pré-requisitos para a implantação da UBS dentre eles:

1. Existência de equipe multiprofissional em saúde da família com cobertura de no máximo 4000 e preferencialmente 3000 habitantes por equipe.

2. Agente comunitário de saúde (ACS) suficiente para cobrir toda a população adscrita com no máximo 12 ACS por equipe de SF(saúde da família) e 750 habitantes por ACS.

3. Existência de UBS com cadastro nacional de estabelecimentos de saúde.

4. Garantia de fluxo de referência e contrarreferência aos serviços hospitalares, aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico.

5. Existência e manutenção regular de estoque de insumo para o funcionamento da unidade.

12. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, entre outras responsabilidades, é atribuição comum a todos os profissionais das equipes de saúde da família, de saúde bucal e agentes comunitários de saúde:

(A) realizar diagnóstico com o objetivo de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal.

(B) realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local.

(C) realizar assistência integral aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e idosos.

(D) encaminhar e orientar usuários a outros níveis de assistência, quando necessário, responsabilizando-se pelo acompanhamento do usuário e o seguimento do tratamento.

(E) planejar e realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco.

Comentário: A resposta correta, de acordo com o gabarito, é a letra B. Para a resolução desta questão acho melhor comentar cada assertiva especificamente.

A letra A está errada em virtude de que o diagnóstico é realizado para que futuramente se implante o planejamento e a programação da saúde como um todo e não apenas a bucal.

A letra C está equivocada, pois, a política nacional de atenção a saúde relata que a atribuição comum a todos os profissionais não seria realizar assistência integral mas ações de saúde integral a população, de acordo com a necessidade da população local. Confesso que eu marcaria esta como verdadeira.

Quanto à letra D o ideal seria responsabilizar-se pelo acompanhamento e seguir o tratamento do usuário. Essa seria a situação ideal. A política nacional de atenção básica refere que quando o indivíduo necessita de atenção em outros serviços deve ser mantida a coordenação do cuidado mas não necessariamente isto se reflete seguimento do tratamento do usuário. Também tive tendência a achar que esta questão estivesse correta porém não está descrio na Política que esta deva ser uma atribuição comum.  

Já com relação a letra E. Esta não foi descrita na Política Nacional da Atenção Básica como uma atribuição comum.

13. No que diz respeito à Política Nacional de Promoção da Saúde, é atribuição comum aos gestores federal, estadual e municipal.

(A) definir e apoiar as diretrizes políticas relacionadas à capacitação e educação permanente, em consonância com as realidades locorregionais.

(B) manter articulação com os diversos municípios para apoio à implantação e supervisão das ações de promoção da saúde.

(C) reforçar a ação comunitária, respeitando as diversas identidades culturais.

(D) divulgar a Política Nacional de Promoção da Saúde.
(E) viabilizar linhas de financiamento para a promoção da saúde, garantindo tecnologias adequadas.

Comentário: A resposta correta é a letra D. Divulgar a política nacional de promoção da saúde é uma atribuição das três esferas,

Letra A = atribuição da esfera federal
Letra B = atribuição da esfera estadual
Letra C= atribuição da esfera municipal
Letra E= atribuição da esfera estadual e federal entretanto, a lei não refere-se a garantir tecnologias adequadas.

14. É(são) reconhecida(s) como ação(ões) de promoção da saúde, no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde:

(A) desenvolver campanhas e intensificar as atividades de coleta de material para o exame de prevenção do câncer de colo uterino.

(B) a realização de, pelo menos, seis consultas de pré-natal, sendo que a primeira deve acontecer no primeiro trimestre de gestação.

(C) atingir 60% de cobertura para a execução de mamografia entre a população feminina maior de 32 anos.

(D) desenvolver campanhas de divulgação, estimulando modos de viver saudáveis com o objetivo de reduzir fatores de risco para as doenças não transmissíveis.

(E) ampliar e fortalecer os serviços de atendimento pré-hospitalar – APH.

Comentário: A correta é a letra D, todas as outras ações envolvem diagnóstico e mesmo atendimento com exceção da D.

15. 15. A Política Nacional de Promoção da Saúde propõe, entre outras medidas de promoção da saúde, a oferta de práticas corporais e/ou atividade física que podem ser desenvolvidas, entre outras modalidades, por meio de:


 I. caminhadas e orientação para a realização de exercícios;
II. dança e capoeira;
III. Tai Chi Chuan e Lian Gong;
IV. Shiatsu e Yoga.
Está correto o indicado em
(A) I, apenas.
(B) I e II, apenas.
(C) II e IV, apenas.
(D) I, II e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV

Comentário:
 Todas as assertivas estão corretas. Dessa forma, o gabarito é a letra E. A portaria 154/2008 inclui dentro das práticas corporais as caminhas e orientações para a realização de exercícios, práticas lúdicas, esportivas e terapêuticas como: a capoeira, danças, tai chi  chuan, lian gong, tui-na, shantala, do- in, shiatsu e yoga.

16. Entre os diversos desafios enfrentados na humanização das práticas de atenção e gestão no SUS, pode-se citar:

(A) a inexistência de política governamental que oriente as ações necessárias para a humanização do atendimento das necessidades de saúde.

(B) as resistências decorrentes da estruturação do sistema de saúde num modelo de administração transversal.

(C) a necessidade de ultrapassar os limites, muitas vezes rígidos, dos diferentes saberes que se ocupam da produção da saúde.

(D) ter como objeto de atenção apenas os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

(E) a impossibilidade de atingir as metas estabelecidas.

Comentário: A resposta correta é a letra C.
Acho que a melhor forma de responder a esta pergunta seria comentando cada uma das assertivas.

Letra A = Errada, há a política nacional de humanização que orienta estas ações.

Letra B = Fiquei na dúvida desta, mas, acho que a maior dificuldade não está na estruturação e sim na implementação. Porque o arcabouço estrutural das políticas geralmente é bem realizado no Brasil, o difícil é a sua implementação de fato.

Letra C= Acredito que esta seja a crreta visto que há diversos saberes profissionais que se ocupam da produção e assistência a saúde. Por exemplo, o modelo médico assistencial privatista que é um dos modelos hegemônicos no Brasil vai de encontro a Política Nacional da Humanização (PNH), na medida em que é centrado na clínica, na demanda espontânea e em serviços especializados o que por sua vez tem o foco central da doença e não no indivíduo como também não favorece a relação profissional-paciente. Em última análise, este modelo também não consegue responder as necessidades sociais.  Recomendo leitura: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&ved=0CEkQFjAD&url=http%3A%2F%2Fversus.otics.org%2Facervo%2Ftextos%2Fmodelos-de-atencao-a-saude-no-brasil-jairnilson-silva-paim%2Fat_download%2Ffile&ei=HUGxUMX7IJGY8gSw7IGYAg&usg=AFQjCNH5BJhUnYs-vC2AZvLbf2ipmDxK2Q

Letra D = A PNH trata dos indivíduos, em sua totalidade e inseridos na sociedade e estes têm como direito fundamental, entre outros, a saúde. Portanto, seria simplório dizer que refere-se apenas aos usuários do SUS.

Letra E = Acredito que  de acordo a conjuntura histórica, exista maior dificuldade de implementação de algumas ações  estratégias para a implementação da PNH. Entretanto, isto não quer dizer que devemos generalizar como a questão faz. Há estratégias que podem ser cumpridas, há exemplo do critério de classificação de risco.

17. Analise as afirmações sobre a humanização das práticas de atenção e gestão no SUS e assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso).

(V ) A fragmentação do processo de trabalho e das relações entre os diferentes profissionais da saúde foi um dos fatores que mostrou a necessidade da implantação da humanização das práticas de atenção e gestão no SUS.

( V) O fortalecimento do controle social com caráter participativo em todas as instâncias gestoras do SUS é um dos princípios norteadores do HumanizaSUS.

( V) Com a implementação do HumanizaSUS trabalha-se, entre outros itens, para que todo usuário do SUS saiba quem são os profissionais que cuidam de sua saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(A) F; F; F.
(B) V, V, V.
(C) V; F; V.
(D) V; V; F.
(E) F; F; V

Comentário: O gabarito é a letra B
As relações entre profissionais de saúde e usuários e profissionais-profissionais foram desgastando em vista do modelo de saúde hegemônico médico assistencial privatista. A PNH neste sentido, vem na contra-mão deste processo na medida em que busca priorizar as necessidades em saúde,  na responsabilização do cuidado ao paciente e principalmente no resgaste entre as relações profissionais e pessoais estabelecidas. Neste sentido, A ONH busca valorizar o subjetivo e e fortalecer a construção de novas relações sociais entre os atores da saúde incluindo ai os co-responsabilidade dos sujeitos, dos profissionais e gestores visando uma gestão participativa para fazer e promover a saúde. 
Leitura Recomendada: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/marco_teorico.pdf

18. O Pacto pela Vida, componente do Pacto pela Saúde 2006,estabelece um conjunto de compromissos prioritários, com metas objetivas pactuadas para:

(A) a redução da mortalidade infantil e materna, o controle das doenças emergentes ou endemias, como a dengue e a hanseníase, e a redução das vítimas de câncer de colo de útero e da mama.

(B) a qualificação dos processos de descentralização e das ações de planejamento e programação em saúde e da gestão do trabalho.

(C) aproximação da sociedade ao SUS e mobilização para a melhoria do sistema.

(D) fortalecimento da estratégia de Saúde da Família.

(E) consolidação da implantação da Lei n.º 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

Comentário: Acho que para a resolução desta questão vale a pena comentar um pouco do Pacto pela Saúde e na seqüência comento sobre o Pacto pela Saúde. Basicamente, o Pacto pela Saúde é a união de três pactos menos: O pacto pela saúde, o pacto em defesa do sus, e o pacto pela gestão.

O pacto em defesa da vida, como o próprio nome já diz são ações pactuadas em prol da vida e objetivam a redução de riscos em saúde. Neste pacto há 6 prioridades pactuadas e elas se referem a:
1. saúde do idoso, 2. Controle do câncer de colo de útero e mama, 3. Redução da mortalidade infantil e materna, 4. Fortalecimento da capacidade de respostas às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza, 5. Promoção da Saúde, 6. Atenção Básica.

19.A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde é uma importante ferramenta para que o usuário do SUS conheça seus direitos.
 O desenvolvimento desse instrumento ocorreu a partir das ações preconizadas

(A) pela Política Nacional de Atenção Básica.
(B) pelo Pacto em Defesa do SUS.
(C) pela Política Nacional de Promoção da Saúde.
(D) pelo Pacto de Gestão do SUS.
(E) pela Política Nacional de Saúde.

Comentário: A assertiva correta é a  letra B. O pacto em defesa do SUS prevê a elaboração e divulgação das Cartas dos Direitos dos Usuários do SUS.

20. O Pacto de Gestão do SUS, componente do Pacto pela Saúde 2006, estabelece:

(A) os compromissos sanitários, expressos em objetivos e metas, que devem ser determinados com base na análise da situação de saúde da população e das prioridades definidas pelos gestores federal, estadual e municipal.

(B) as medidas necessárias para o estabelecimento de prioridades regionais e locais de atenção à saúde e os indicadores que devem ser utilizados para avaliação.

(C) a nova forma de transferência de recursos, além de definir as responsabilidades sanitárias da União, estados e municípios, de modo a contribuir para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do Sistema Único de
Saúde.

(D) as medidas de controle e avaliação de resultados que devem ser adotadas para mensuração do impacto dos itens pactuados no Pacto pela Saúde 2006.

(E) ações concretas e articuladas pelas instâncias federal, estadual e municipal no sentido de reforçar o SUS como política de governo mais do que política de Estado.

Comentário: A letra C está Correta.
Assertiva A e B. Os compromissos sanitários devem ser expressos no plano de saúde local e as áreas prioritárias para investimentos são expressas no pacto pela vida.

As medidas de Controle e os indicadores devem ser revistos anualmente e acordados no termos de compromisso de gestão assim como devem ser aprovados pelos conselhos de saúde e fazem parte do pacto de gestão, mas este pacto não estabelece os indicadores para todo o Brasil, devem ser acordados com referência nas especificidades regionais.

Iai o que achou? deixe um comentário!



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Novas Oportunidades: Processo seletivo para estágios não obrigatório e Curso de Atualização em Notificação/Investigação de Agravos e Doenças relacionadas ao Trabalho Estou aqui mais um vez a divulgar novas oportunidades.


A Escola Estadual de Saúde Pública reabre as vagas para o processo seletivo de estágios não obrigatórios. Há vagas para diversos cursos, dentre eles, administração, direito, arquivologia, engenharia elétrica e informática.

O outro é apenas para profissionais da rede SUS e cumpre  o objetivo de qualificar técnicos e gestores do CEREST das DIRES e dos setores de vigilância à saúde das secretarias municipais de saúde em Informação e Protocolos de Doenças e Agravos relacionados ao Trabalho.

Beijo e boa sorte