quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O papel da fisioterapia e de um programa de exercícios físicos no ambiente domiciliar de participantes do programa ação e saúde comunidades

Objetivo: Relatar os principais efeitos de um programa de exercícios físicos e o papel da fisioterapia em participantes do Programa Ação e Saúde Comunidades restritos ao ambiente domiciliar. 

Método: Realizou-se intervenções fisioterapeuticas no bairro do Bate-Facho Salvador, Bahia, através de ações educativas em saúde, de práticas reflexivas e exercícios físicos. Os pacientes incluídos foram indicados pela agente comunitária local e constituíam um total de 8 pessoas. Entre as causas das limitações funcionais encontrou-se queda associada à fratura de fêmur, lombalgia e perfuração por
arma de fogo. Inicialmente os pacientes foram submetidos a uma anamnese criteriosa e na sequência os atendimentos foram realizados 2 vezes por semana, com sessões de duração de 50 minutos no ambiente domiciliar do paciente. 

Resultados: Verificou-se melhora da autoimagem corporal, da percepção do autocuidado, da capacidade funcional e  na realização das atividades de vida diária. Estas mudanças possibilitaram maior utilização dos espaços coletivos e interação com vizinhos, estimulando convívio social. Conclusão: Através do exposto pode-se concluir que a fisioterapia possui papel fundamental no atendimento aos indivíduos que estão restritos a deambulação comunitária, contribuindo na sua reintegração social e retorno às práticas coletivas do programa.

Autores: 

Carla Cesar Fontes Leite
Bruna Souza de Matos
Jacemile da Silva Pereira
Cleber Silva dos Santos
Rodrigo Cezar Amancio Neves dos Sant

Nenhum comentário:

Postar um comentário