segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Questão Comentada - FESF-BA/2010 NEUROLOGIA

Assinale a alternativa correta sobre a aplicação da fisioterapia na área neurológica:

A.   O alongamento soluciona o déficit e permite à musculatura envolvida uma maior capacidade de responder ao tratamento.

B.      O alongamento atua diretamente e indiretamente na elasticidade e integridade muscular e participa das funções de proporcionar agilidade ao movimento, não só em lesões.

     C.   O paciente movimenta constantemente o lado acometido, causando uma desordem de simetria, implicando num trabalho de organização postural.

   D.   Apresenta ombro doloroso do lado acometido, devido ao excesso de movimentos (tremores), devendo ser incentivado o alongamento.

     E.   O posicionamento do paciente em DL para o lado afetado traz incentivos à habilidade de flexão da perna, coxa e quadril.


Comentários:

A alternativa A não especificou qual déficit é solucionado com o alongamento. Este é importante no tratamento fisioterapêutico em neurologia, entretanto não é capaz de solucionar todos os déficits causados por afecções neurológicas. O tratamento também deve visar na adequação da força muscular, propriocepção, controle motor, sensação e percepção, com base na funcionalidade.

A letra B é a Correta! A alternativa foi mais específica ao trazer os benefícios do alongamento, trazendo-o como parte do tratamento, de forma direta e indireta.

A alternativa C não especifica qual a causa do acometimento. Em casos de AVE, por exemplo, o lado acometido cursa com hemiparesia/plegia e heminegligência, levando a redução da movimentação e por isso desordem de simetria.

A letra D faz alusão ao excesso de movimento como causa do ombro doloroso, porém na realidado este ocorre em virtude da redução de movimentação do lado acometido, desalinhamento articular devido à espasticidade, lesão de partes moles, limitação na ADM, perda do ritmo escapulo-umeral e rotação externa insuficiente estão entre as possíveis causas do ombro doloroso.

A alternativa E traz possíveis benefícios para o posicionamento em decúblito lateral, todavia, os estudos indicam que os principais benefícios do posicionamento em decúbito lateral para o lado afetado são aumento da carga sensitiva, adequação do tônus muscular, preparação para suporte de peso.

Referências
HORN, A.I. et al. Cinesioterapia previne ombro doloroso em pacientes hemiplégicos/paréticos na fase sub-aguda do acidente vascular encefálico.Arq Neuropsiquiatr 2003 http://www.scielo.br/pdf/anp/v61n3b/17292

DIZ, E.F.D. Avaliação da quantidade e qualidade do uso do mebro superior parético em contexto domiciliar em indivíduos vítimas de AVC através da escala motora Activity LOG.[Dissertação de mestrado] 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário