sábado, 4 de janeiro de 2014

Volumes Pulmonares


A prova do Regional do Trabalho da Bahia me motivou a reler os volumes pulmonares para realizar o  comentário da questão 37 discutida aqui no blog. E posteriormente o debate com a colega Bruna Matos sobre as possíveis respostas da questão me impulsionaram a trazer este tema para a nossa revisão aqui, sobretudo, porque estão abertos os concursos de Alagoinhas - Ba, Camaçari-Ba e do Hospital Universitário de Aracaju. Então, vamos estudar?

A relevância do estudo dos volumes pulmonares consiste no fato de que estes são métodos para se avaliar a função pulmonar no indivíduo.

Basicamente, os volumes pulmonares (estáticos) são:

* Volume Corrente =  corresponde ao volume de gás inspirado e expirado a partir de uma expiração tranquila.
 * Volume de Reserva Inspiratório =  é a quantidade máxima de ar que pode ser inspirado partindo da posição final de uma inspiração tranquila.

* Volume de Reserva Expiratório = corresponde ao volume de ar que pode ser expirado após uma expiração tranquila.

* Volume Residual = é o volume ar que permanece nos pulmões após uma expiração máxima. Em indivíduos sadios corresponde ao volume alveolar que evita o colabamento dos alvéolos.

Segundo Tarantino, em seu livro intitulado Doenças Pulmonares a soma dos volumes pulmonares acaba por determinar as capacidades pulmonares.

* Capacidade Vital = é o máximo de ar que pode ser expirado após uma inspiração máxima. Corresponde, portanto, a soma dos volumes de reserva inspiratório, expiratório e residual.

* Capacidade Residual Funcional = definida como o volume de ar que fica retido nos pulmões após uma expiração espontânea. Corresponde a soma dos volumes residual e de reserva expiratório.

* Capacidade Inspiratória = é definida como o volume máximo de ar pode ser inspirado a partir da capacidade residual funcional. É obtido através da soma dos volumes correntes e volume de reserva inspiratório

* Capacidade Pulmonar Total = corresponde ao volume de ar contido nos pulmões após a máxima inspiração. É a soma de todos os volumes descritos anteriormente.

 
 Fonte: http://www.admit-online.info/es/informacion-general-sobre-la-respiracion/fisiopatologia/definiciones/

Para aprofundamento no estudo sugiro:

Capítulo de Função Pulmonar no Livro Doenças Pulmonares de Tarantino.

Capítulo Volumes Pulmonares do Jornal de Pneumologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário