segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Homem mais Rico da Babilônia (livro) e o Plano de carreira e vencimentos na fisioterapipa

Durante a minha formação, minha atuação profissional seja como professora ou como profissional fisioterapeuta vi poucas pessoas falarem de um plano de carreiras e de salários. Basicamente, sabíamos de alguns poucos caminhos a trilhar como, por exemplo, tentar a residência multiprofissional depois da faculdade e vislumbrar um mestrado e doutorado. É só isso? Não, não é. Há diversos outros multifatores que devemos pensar e , inclusive, essa caminhada pode ser realizada através de diversos percursos. Concurso público é um deles, sobretudo na área da saúde onde muitos estão em subempregos.

Para além disto, é necessário saber qual a sua pretensão salarial e de remuneração nas diversas fases da sua vida. Isto porque, se o valor que você ganha na sua profissão pode dar conta ou não deste valor. Se não der, quer dizer que terá que abandonar sua profissão? Algumas possibilidades podem surgir a partir desta reflexão. Ou seja, pode se dar através de fontes de renda alternativas, por exemplo um hobbie lucrativo ou investimentos financeiros.

Falando em investimentos, vejo esta temática também pouquíssimo discutida nos ambientes de trabalho relacionados a saúde.  Nesse sentido, proponho a leitura do livro. E ai você vai me perguntar, mas que diabos esse livro tem que ver com fisioterapia? E eu te respondo perguntando: quantas vezes você debateu no ambiente acadêmico com colegas ou  professores a necessidade de um plano  de aposentadoria alternativo ao INSS? Pode até ter dito que no longo prazo o INSS não vai dar conta. Mas, realmente, estudou um plano alternativo de previdência? Será que estudou formas de multiplicação do seu dinheiro? Ou será que só faremos isso quando for uma urgência? Será que discutimos planos projetos de longo prazo como profissionais e estudantes? E pior como forma de se prevenir de eventos surpresas? Pois acredito que quanto mais cedo começarmos esse diálogo com nossos colegas, alunos e amigos melhor.

Esse livro tem tudo a ver com a perspectiva profissional do fisioterapeuta na medida em que propõe que você se organize em projetos de longo prazo e do de vista orçamentário, economize parte do seu dinheiro e faça com que ele (o dinheiro) trabalhe por você. Será que se pensarmos a nossa atuação profissional no longo prazo e com fontes de renda alternativas de investimentos não seria mais fácil ser fisioterapeuta? aguardo vocês nos comentários!



Nenhum comentário:

Postar um comentário